Proteja-se

Vire a chave para serviços criptografados hoje

A criptografia ponta-a-ponta é qualquer forma de criptografia na qual apenas o remetente e o destinatário pretendido podem ler a mensagem. Nenhum terceiro, mesmo a parte que fornece o serviço de comunicação, tem conhecimento da chave criptográfica. A criptografia ponta-a-ponta é a forma mais segura de criptografia que você pode usar.

Vire a chave! Execute essas ações para se certificar de que você está o mais seguro possível.

Use aplicativos de mensagem com criptografia ponta-a-ponta

Mude para aplicativos de mensagens que oferecem criptografia ponta-a-ponta. Alguns são melhores do que outros, portanto, certifique-se de ler as avaliações.

Habilite a criptografia de seus dispositivos e serviços

Alguns dispositivos ou serviços oferecem criptografia, mas não a definem como padrão. Certifique-se de ativar a criptografia. A criptografia só pode ser tão boa quanto as outras ferramentas de segurança porque depende delas. Assim, seguir as seguintes etapas de segurança é essencial:

Use senhas fortes

Não use apenas uma senha padrão, uma senha simples que pode ser adivinhada ou uma senha que usa informações pessoais, como o nome do seu animal de estimação. Não importa o quão fortemente seu dispositivo ou aplicativo seja criptografado, se alguém conseguir descobrir sua senha – eles podem acessar seus dados.

Acompanhe as atualizações

Nenhum sistema é perfeitamente seguro. Vulnerabilidades de segurança estão sempre sendo descobertas e corrigidas com atualizações. É por isso que é tão importante acompanhar as atualizações de seus aplicativos, dispositivos e serviços. A atualização pode corrigir uma vulnerabilidade e torná-lo mais seguro!

Habilite a verificação de dois fatores (2FA)

A verificação de dois fatores adiciona outro fator (como um chaveiro de segurança do banco) ao seu processo de login normal (por exemplo, um nome de usuário e uma senha). Adicionar outro fator torna ainda mais difícil para criminosos acessarem seus dados.

Ative as opções de apagar dados

Alguns smartphones e serviços têm a opção de apagar seus dados após 3 ou 10 tentativas malsucedidas. Ative-a para se proteger em caso de furto ou perda do seu telefone.

Publicado por Paulo Rená

Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB), professor universitário, pesquisador, ativista, servidor público federal, foi gestor da elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil

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