Como a criptografia funciona

O que é criptografia?

Criptografia é o processo de embaralhar ou cifrar dados para que possam ser lidos apenas por alguém com os meios de retorná-los ao seu estado original. É um recurso crucial para uma internet segura e confiável e ajuda a fornecer segurança de dados a informações confidenciais.

Quando a criptografia é usada?

A criptografia é comumente usada para proteger dados armazenados em sistemas de computador e dados transmitidos por redes de computadores, incluindo a internet. As transações financeiras e as comunicações de mensagens privadas geralmente usam criptografia para aumentar a segurança. A criptografia é importante para verificar se os dados foram adulterados (integridade), para aumentar a confiança das pessoas de que estão se comunicando com quem acham que estão se comunicando (autenticação) e para ter certeza de que as mensagens foram enviadas e recebidas.

Como a criptografia funciona

Para dados comunicados por uma rede, a criptografia moderna os embaralha usando um valor secreto ou uma chave conhecida apenas pelo destinatário e pelo remetente. Para dados armazenados, o valor secreto normalmente é conhecido apenas pelo proprietário dos dados. Existem diferentes tipos de criptografia e os melhores sistemas equilibram segurança e eficiência.

A criptografia ponta-a-ponta é a forma mais segura de criptografia que você pode usar. Trata-se de qualquer forma de criptografia na qual apenas o remetente e o destinatário pretendido podem ler a mensagem. Nenhum terceiro, mesmo a parte que fornece o serviço de comunicação, tem conhecimento da chave criptográfica.

Por que a criptografia importa?

Segurança pessoal

A criptografia é mais importante do que nunca, pois os crimes cometidos através da internet é uma das ameaças à segurança que crescem mais rápido. A criptografia ponta-a-ponta, a forma mais segura de criptografia, garante que as informações confidenciais transmitidas por bilhões de pessoas online todos os dias permaneçam confidenciais e fora do alcance de criminosos.

Segurança nacional

A criptografia de ponta-a-ponta ajuda a evitar que espiões, terroristas e governos hostis acessem e explorem comunicações confidenciais de funcionários do governo e penetrem em sistemas de computador e bancos de dados que podem causar interrupções sistêmicas em larga escala nas economias, infraestrutura e segurança.

Ela também protege as comunicações privadas e confidenciais de policiais, militares, funcionários do governo que supervisionam operações confidenciais e equipes de emergência. A criptografia também protege sistemas intrinsecamente ligados à segurança nacional de alta sensibilidade, incluindo sistemas que alimentam a rede elétrica, bancos de dados contendo dados confidenciais sobre cidadãos e bancos de dados de instituições financeiras essenciais para a estabilidade econômica de nações soberanas.

Publicado por Paulo Rená

Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB), professor universitário, pesquisador, ativista, servidor público federal, foi gestor da elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: